CIRCO DA GENTE





Sesc Santo André/ SP, 2014

Instalação cenográfica interativa que propõe uma imersão no universo do circo brasileiro, tradições e histórias ligadas à sua formação, miscigenação, transformação e manifestação nas diversas linguagens e práticas. Foi dado enfoque aos grupos familiares de multiartistas, ao seu modo de vida nômade e suas relações com as cidades/locais pelas quais circulam.

O conceito explora o modo de vida destas comunidades/famílias, através de um circo que acaba de chegar a uma praça ou terreno num interior atemporal, aproximando visitantes e usuários deste modo de vida tão rico e fascinante e ao mesmo tempo simples e sofisticado.

A ambientação cruza referências visuais do passado e presente, assim como diferentes regiões do país, num circo-sonho-memória por onde desfilam personagens ilustres e desconhecidos, especiais e comuns, entre ruas e paisagens até chegar ao picadeiro e às casas/caravanas com seus mistérios e curiosidades.

Esta instalação alcança públicos de todas as idades, numa interação que propõe o resgate de memórias longínquas aos de mais idade e vivências e descobertas surpreendentes aos que não tiveram contato com este fascinante universo.

Criação e execução: Usina da Alegria Planetária
Instalação Cenográfica: Renato Bolelli Rebouças, Beto Guilger, Vivianne Kiritanni, Kabila Aruanda, Mário Deganelli
Assistentes de cenografia: Dandara Terra, Dora Coelho
Desenho de luz: Simone Donatelli
Assistente de iluminação: Ariene Godoy
Expografia: Jequitibá Cultural
Produção executiva: Vera Longo, Patrícia Abuhab e Juliana Carvalho
Aromatização: Íris Verde
Costura: Irani Alves
Montagem: Camila Marcos de Oliveira, Gabriel Gombossy
Pollyana Amaral
Margarita Jaime
Márcio Tassinari